OS BONS TRICOLORES

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A ARTE, O PRAZER E O DOM DE ENSINAR

Ainda hoje, quando me pego voando em pensamentos, me lembro do pequeno Marcelo, guri próximo aos 11 anos de idade que chorou em minha frente por não saber escrever o próprio nome. Foi esta, a primeira das inúmeras pancadas que tomei dentro da sala de aula. No início evidentemente pensei que não passasse de brincadeira do guri, ou uma desculpa para não fazer a lição. Depois de muita insistência – e também da minha perca total de paciência – infelizmente percebi que ele falava sério. As lágrimas dele, não foram de medo, nem por qualquer pressão exercida pela minha posição de professor. Era, na realidade, um pedido de desculpas, por não saber escrever, por não ser bom o bastante para estar ali diante de mim e daquela situação.
Não sou o melhor professor, faço mesmo tudo que posso e vou até onde posso. Entretanto me senti incompetente, impotente e extremamente responsável, culpado pela situação. Foi uma cena muito embaraçosa, senti as lágrimas nos olhos e no impulso acabei não as deixando cair. Por fim, acabei me revoltando, não com o Marcelo, talvez com o quadro geral desta educação, falida e ineficaz como a que é oferecida ao Marcelo e outras milhares de crianças.
Outra ocasião que não sai da cabeça foi quando ganhei de uma aluna – com idade de ser minha avó – o novo modelo da camiseta oficial do TRICOLOR DO SUL que eu tanto almejava. Tudo porque ela jamais tinha se sentido capaz de fazer um cálculo, menos ainda se tratando de uma escala geográfica. E eu a ensinei mais que isso, ensinei – involuntariamente - que ela pode ser capaz de se sociabilizar de se sentir mais gente, mais humana, por fazer parte das pessoas que aprenderam algo em uma escola. Tu achas pouco? Ela não achou. E quase aos 60 anos de idade, se sentiu uma guria de 6 ao andar seus primeiros metros em uma bicicleta sem as “rodinhas”. Para mim foi pouco, só fiz minha obrigação, ou mais, só estava exercendo o “dom” que Deus me deu, o de partilhar o que tive a oportunidade de aprender. Entretanto, para a Dna. Neusa, foi muito, foi o quanto bastou para ela motivar-se a continuar seus estudos.
Problemas? Existem inúmeros. O salário é piada, mas e daí? Não me formei professor por causa de grana, engana-se aquele que acha que ser professor é uma profissão, não, não é!
Sou professor porque este foi o dom que recebi. Sou professor porque encaro como uma obrigação, pessoal e social. Já que consegui chegar aqui, não irei desistir agora, mesmo com todos os abutres de plantão, mesmo com as políticas ineficazes, mesmo com o salário baixo, porque eu faço isso por amor, eu amo ser professor, amo o que faço, e isso transcende os valores monetários. Dinheiro já ganhei – e gastei – muito, mas as lágrimas do Marcelo e o sorriso de gratidão da Dna. Neusa... Isso é para quem tem o dom e a sensibilidade de sentir e guardar dentro do peito. Prefiro, ao invés de um gordo salário. Ser lembrado para sempre como: "O fessor que me ensinou geografia".

"Ouviu-se dizer certa vez que dois homens andavam em uma estrada deserta em direções contrárias, cada um com um pão nas mãos. Ao se cruzarem trocaram os pães e o resultado foi: cada um com um pão nas mãos.
Ouviu-se também que dois outros homens se encontraram em situação muito semelhante, mas ao invés de carregarem pão nas mãos, tinham, cada um, uma única idéia na cabeça. E depois de trocá-las o resultado foi: cada um com duas idéias, ao invés de uma."



POR FAVOR RESPONDAM A ENQUETE AO LADO, PRECISO SABER A OPINIÃO DE VOCÊS!


AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA - AME - ABRACE - SORRIA - CANTE - GRITE - SINTA - VIVA

45 comentários:

Carlos Macêdo disse...

Se cada um fizer a sua parte, por menor que seja, ja faz a diferença!

Legal!

flw!

Pablo disse...

Não se sinta culpado pelos filhos de um sistema desigual... a culpa é da sociedade que não dá chances para as pessoas, preferem pisar nelas para subir ao invés de ajudá-las !

Parabéns pelo trabalho, é de pessoas assim como você que o nosso país e a nossa educação precisa !

http://sombradaamendoeira.blogspot.com/

Eu, Thiago Assis disse...

Muito bonita tua profissão, tenho uma tia que, assim como você, trabalha ensinado tanto jovens quanto idosos.
Bonita também a tua postagem e interessante as cores do Grêmio até em textos que não falam especificamente de futebol, isso que é paixão =D

Parabéns cara.


Thiago Assis
www.thiagogaru.blogspot.com

Carol°°°Paula disse...

muito legal o post, acho muito bonito de sua parte não se importar com a grana apenas, mas com que vc pode deixar de bom ao mundo, vc é um exemplo de cidadão, e falta pessoas assim como vc neste mundo para que o que chamamos de "sociedade" torna-se sociedade
bjusss

Kamilla Bergamo disse...

gostei do post e da ideia que ele passou para o leitor...
altas barras vc deve ter passado, vendo açi de perto todas as dificuldades e barreiras impostas as pessoas... e é mto legal saber que existe pessoas dentro de uma sala de aula que pensam como vc...

bju!

Viviane Righi disse...

Linda postagem...
Também sou da área de educação e, como você, presencio casos e mais casos. Existem muitas tristezas e incoerências, mas também existe muita satisfação e felicidade.

Concordo com a questão salarial, que não é boa, mas penso também que é preciso uma mobilização para que esse cenário mude para melhor.

Boa sorte em tudo!
Valeu a visita!

Unknown disse...

cara, faço um curso de licenciatura e espero gostar da profissão...bacana o post! parabéns aê!


--
www.moolegal.wordpress.com

Anônimo disse...

Bom saber q o governo esta ajudando a divulgar essa campanha colocando nos livros didaticos isso

XD


-
VISITE ~> WWW.XISDE-XD.COM

Neuro-Musical disse...

Obrigado por sua visita e por seu comentário. Mas só uma correção sou guri hehe...

www.centralldamusica.blogspot.com

fabinho disse...

em outro blog eu fazia isso só dava minhas opiniões, só que as vezes eu acabava me chateando com alguma pessoas, esse blog partiu de uma brincadeira e enquanto eu me sentir bem tendo aceitação ou não eu vou continuar, mais valeu pela dica nas próximas postagens vou tentar melhorar
vlw mlkão!!!!
abraço!!!!!!!!!
http://fabinho-tanarede.blogspot.com/

Unknown disse...

para ter paz é preciso ir a guerra, lutar vencer! para melhorarmos nossas vidas

ps: SOOOU TRICOLOR DE S2 SOU DO TIME TANTAS VEZES CAMPEÃO!

haha

http://cronicasdesafira.blogspot.com/ confira !! post do capitulo novo

Anônimo disse...

TODOS são! não tem essa d só governo, só os pais... Não eh à toa q mtas crianças não se interessam em aprender

coxinha-cenacensurada disse...

sociedado hipócrita que usam as pessoas como escada ao invés de darem as mãos e subirem todos juntos.
muitas crianças podem não se intereçar em aprender, mais nem todos param pra pensar que talves não se interessem por falta de estpimulo dentro de casa.
isso choca. mais tem uma coisa que passo a alguns meses já... fui a um orfanato aqui da cidade minusculo onde as crianças ficam tipo numa casa subterrânea, a casa é grande mais eu pessoalmente acho pequena para quase 200 crianças...
tenho 15 anos e lá tem um guri de 5 que ao olhar pra mim me chamou de mão e veio tentando me abraçar é tipo um vidro que dá pra rua e eu estava a passar na rua, aquilo me partiu o coração de pensar que uma mãe pode abandonar uma criança assim. fiquei com vontade de levar pra casa. depois disso passei a fazer minha parte, como ainda não tenho dinheiro pra ajudar ajudo tentando dar atenção ao máximo possivel para aquelas crianças... e com iusso até meus pais se chocaram e estão querendo fdazrer sua parte tmbm e adotar o menininho *_*
parabéns pelo seu trabalho.

Bala Salgada disse...

Adorei a frase de caminhada, acho que se REALMENTE todos trocassem seus pães ninguém passaria fome.

E o que não concordava um tempão atrás, hoje me faz leve sentido: o comunismo não era assim tão ruim, num mundo onde os homens não sabem dividir, tem que ser assim.

Jugs disse...

seria ótimo se todos fizessem a sua parte não?

http://oigatavemsempreaqui.blogspot.com/

Douglas disse...

aew vc cobro eu vim comentar
hsushsuhsushushs
aew parabens pelo blog
abraços =)

http://soanimesdownloads.blogspot.com

Lucas Fernandes disse...

Ademir, fiquei arrepiado ao ler seu texto, tão emocionante quanto analítico e real.

Em Minas Gerais, um professor de ensino fundamental pelo Estado, recebe R$ 350, vê seus alunos sem o material necessário, mas certamente encontra na motivação de ser professor, um dom divino, forças para superar essas e outras adversidades ainda piores, como ameaças e a pressão intensa das autoridades pedagógicas, governamentais e sociedade, principal culpa por essas mazelas.

Bem, ao final deste dia, digo: tuas palavras são exemplo, tua profissão é dom, teu amor ao que faz é louvável e obrigação. Obrigação esquecida por alguns, que ignoram o fato da educação ser o principal agente transformador humano.

Abraços e parabéns!

Adicionarei teu blog aos meus favoritos.
___________________________________
http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

Anônimo disse...

O Brasil precisa de mais professores assim! Ao invés desses acomodados que estão ocupando várias cadeiras em escolas. Ainda bem que existem verdadeiros professores, pois só assim para mudar essa nossa triste realidade.
abs

Unknown disse...

Cara,belissimo post,gostei muito

http://ownedando.blogspot.com/

Carol°°°Paula disse...

oii
pra receber o selo, c tem q ser indicado por outro blog ;P
bjuss

Bruno disse...

Ta na hora de tirar a neve do blog ein ... asoksoskokso .. ja passou o natal

XD


-
VISITE · WWW.XISDE-XD.COM

gabriely disse...

oii...muuito bom o post.
acredito q se ainda estivessemos no tempo da ditadura tu seria um dos caras que estariam lá brigando pela liberdade de expressão...
e ser professor n é msmo uma profissão, é um ato de amor ao próximo, como disse Daniel Pennac: amar é dividir nossas preferências àqueles que preferimos, e no caso dos professores - que dividem seus conhecimentos com todos isso é um grande ato, sobretudo de solidariedade p com o proximo ;)

p.s: e dalhe Grêmio! \õ

its lost and found disse...

po,
me emocionou!

faço faculdade de matematica,
um dia estarei ensinando...
fico pensando quais seram minhas experiencias...

lindo blogger

Ana Célia disse...

ser professor nesse país é um ato heróico!
Me emocionou mto suas historias. Tb sou professora, mas de música, e ja passei por situações onde temos que forçar pras lagrimas nao caírem...
é um profissão bonita, mas a cada dia fica mais dificl exercê-la.
Boa sorte!

Sandro Aurélio disse...

cara, eu faço a minha parte.

Unknown disse...

Fiquei com os olhos completamemte marejados. Estou terminando licenciatura plena em historia, e esse universo é muito complicado, principalmente por essa questao de Dom. Ser chamado de professor pra mim é muito mais gratificante do que ouvir os doutores alvejados da ausencia de significado...

Nossa, ensinar é uma arte...espero conseguir aprender bastante com isso.

Leire disse...

Maravilhosa história. Antes de começar a fazer Com. Social, tinha vontade de prestar vestibular para letras, mas desisti, justamente por essas questões salariais e governamentais. Porém, confesso que lendo o seu texto, me vi novamente no dia da escolha do curso desejado, imaginando como seria a vida de professor e essas imagens maravilhosas pelas quais você passou me vieram à cabeça.

Legal mesmo,
parabéns!

Um abraço!

Unknown disse...

Estou te seguindo tb. Bj bj

Arthur \ ZaF / disse...

[talvez o coment fique grande, talvez não]

Sobre a enquete, você poderia ter colocado os professores com prováveis responsáveis pela educação, afinal é com eles que o aluno vai passar (atualmente) 9 anos de sua vida.
Eu votei na opção estado pq uma coisa que minha professora me disse nesse último ano de estudos marcou muito. Ela disse que o estado não quer que eles reprovem alunos pois isso daria mais gastos e menos conceito. É como uma obrigação passar alunos incapacitados. E tanto é verdade que alguns dos meus amigos terminaram o ensino médio sem saber ler bem e fazer contas básicas de matemática.

Sobre seu post, achei muito bacana o que você disse sobre o menino (Marcelo eu acho) e sobre a dona neusa...você fez o máximo que pode, e mesmo que não seja muito você se empenhou em ajudar. É disso que precisamos, professores CAPACITADOS para ensinar e EMPENHADOS em ajudar os alunos.

Abraço cara e muita sorte com o blog e com a vida

http://paranoiaelucidez.blogspot.com/

Jota disse...

amei o texto

Anônimo disse...

A do garoto é triste, mas acontece bastante... Cabe a nós fazermos nossa parte.

Achei legal a forma como escreve: as listras do Grêmio!

Naiá Márjore disse...

Talvez uma força sobrenatural tenha feito eu clicar no seu endereço. Eu sou apaixonada por histórias desse tipo, e talvez seja utópica em acreditar que é possível sim, mudar, radicalizar, transformar a vida das pessoas através da educação. Sou acadêmica de Educação Física e, ao contrário da maioria dos meus colegas, eu tenho esperança de que é possível construir um Brasil mais justo, fazendo com que as pessoas tenham ao menos conhecimento dos seus direitos e possam ter subsídios suficientes para lutar por eles...

Adorei o blog, a estética, o interface, o conteúdo, enfim...

pretendo passar por aqui mais vezes.

Unknown disse...

Qts "Marcelos" existem por aí...são vários, agora qts professores existem como vc??? Pouquíssimos. Gostei bastante do seu sentimento em relação ao que viu. Belo post esse. Beijinhos!!

Unknown disse...

Gostei do post com os "8 jeitos de mudar o mundo". Vou copiar e colar no meu orkut, pode? Claro se vc permitir e embaixo colocando o autor da idéia.
Aguardo resposta.
Beijinhos!!

Anônimo disse...

Se cada fizesse a sua parte o mundo serie bem melhor. O problema é que quase ninguém pensa assim, as pessoas pensam somente nelas. Falar, coitado desse, coitado daquele é fácil e ninguém precisa disso. Precisa de pessoas com disposição para ensinar algo para o futuro dessas pessoas ou de suas gerações.

Super Crânio disse...

Cara, entendo sua indignação, mas torcedor tem que saber lidar com esse tipo de coisa. Não sou torcedor do Inter, aliás, nem dou gaúcho. Acontece que o blog é democrático, se você procurar por lá vai achar alguma coisa referente ao vasco, são paulo e na primeira oportunidade vou colocar algo sobre o inter. Se você tiver pode me mandar: supercranio@yahoo.com.br .


Não devia nem ter vindo aqui, mas não quero que você fique com essa impressão do blog. Ele é democrático e está aberto para qualquer time.

Abraços.

SBIE disse...

Oi Ademir! Então respondendo sua pergunta: para ser indicado é fácil.Necessário seguir esses parâmetros:
É um texto longo!

http://www.indicoesse.blogspot.com/2009/01/normas-que-estabelecem-como-ser.html

A partir do momento que eu ver que está seguindo as normas eu posso indicar, e gratuitamente!! Não custa nada não é!?

Entro em contato com você até 2 dias para possível agendamento já! :D

Anônimo disse...

parabens pelo blog
http://istosimmsica.blogspot.com/

a idéia é essa
cada uma fazendo sua parte para um mundo melhor

Anônimo disse...

Como eu já comentei aqui, vou avisa-lo que vou comentar em outro post. Mais já deixou um parabéns pelo excelente post.

Lua- Eu Crio Moda disse...

EU TENHO 17 ANOS
NO COMEÇO NAO GOSTA DO MEU NAMORADO
AGORA GOSTO DELE
ESPERO Q ELE NUNCA DEIXE DE SER ROMANTICO
TENT ISSO PELO MENSO UMA VEZ NO ANO COM SUA COMPANHEIRA FLORES DEVE AGRADAR
E NAO CUSTA NADA
POR MAIS Q VC AME UMA MULHER ELA QR SE LEMBRADA DISSO PRA Q ELA SE SINTA AMADA E SEGURA

Anônimo disse...

Cada um fazendo sua parte, já gera uma grande mudança

grupo gauche disse...

A questão da educação sempre é um tema delicado, gosto da maneira que vc aborda os textos, sem perder sua essência e marca do seu blog. Professor precisa de bom salário pra sobreviver dignamente e não desistir porque a tarefa de ensinar é muito difícil na sociedade atual, (aliás levou meu voto. são inúmeros os problemas mas como você disse o professor é acima disso sim.

SBIE disse...

Olá! Ademir, eu fico muito contente de você ser um professor que orgulha do que faz! Realmente ajudar a senhora como se ela andasse pela primeira vez de bicicleta sem rodinhas foi de uma amorosidade tremenda. Além de mais ser professor é isso: gostar de ensinar! Parabéns

Então, com relação ao link, é esse:

http://indicoesse.blogspot.com/2009/01/normas-que-estabelecem-como-ser.html

Mas não precisa lê- lo muito. Eu mesmo vi que está sendo conforme tudo. Posso agendar pra indicar seu conteúdo no dia 19 ou 20! Se preferir, não ter pressa, e preferir o dia 24 por ser sábado e ter mais audiência é só falar!

Assim seria bom que tivesse um tema: pode ser educação? E tb seria bom você postar sempre, ao menos um dia sim e um dia não, mas isso não tinha escrito nos termos.

Abraço!

Alexandre Silva disse...

Que ótimo texto!!

Eu trabalho na área de educação, sou técnico em informática e trabalho numa escola pública de 5ª a 8ªsérie. Aprendi a admirar sinceramente a "profissão" de educador. Mas o q me dxa meio com o pé atrás, é que os próprios professores mesmos não se valorizam. Quem dera se tdos pensassem como vc qdo diz: "Não me formei professor por causa da grana". A maioria deles só está interssada nela e trata o aluno como um número a mais no diário.
Vc é professor de história né? Sinceramente, parece q tem algo "me chamando" pra essa área, rsrs. Sou estudante de jornalismo, tranquei a faculdade e ñ sei o q faço... como te disse, me apaixonei por esse 'mundo' da educação e os exemplos q vejo dos profs de História me chamam... Vc já deve ter lido o livro "Professor Valeu", de José Carlos Leal, sobre um professor (de História)q tem uma visão bem difernte de Educação do q seus colegas. O filme "Escola da Vida" no qual um professor (de História) é outro q 'revoluciona' a escola e o modo de ensino... E agora vejo um texto desse escrto por um professor (de História) rsrsrs
Parabéns cara...precisamos de mais professores com essa visão.

Abraço
http://falandoprasparedes.blogspot.com

Unknown disse...

Uma vez ( no ano de 1986)eu dava aula em uma escola particular no RJ(era temporária) , um aluno rabiscou a lição do colega, ao ver que brigavam , consegui colocar os dois diante de mim e saber o que tinha acontecido. Não dei nenhum castigo ao garotinho que havia rabiscado. Apenas escrevi no caderno dele que a mãe viesse conversar comigo( visto que o garoto, já havia apresentado comportamento agressivo outras vezes). Ela realmente apareceu, mas defendeu o filho de maneira "ferrenha". Nada do que dissesse a ela adiantava. O filho estava certo e os outros errados. Por isso volto na enquete de que a culpa ( maior) pertence aos pais. Eu como mãe, acredito que devemos abrir os ouvidos e aceitar que filhos não são perfeitos. Chega , senão não paro de escrever. beijinhos!!
http://cgfilmes.blogspot.com/