OS BONS TRICOLORES

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A Alma Gaúcha

Permisso... paysano!
Que eu venho judiado.
O sol na moleira,
a vida campeira
batendo os "costado".
Permisso... paysano!

Pra um mate cevado.
Que eu ando na estrada
co'a vida encilhada,

tocando o cavalo.
Sou da fronteira...
me pilcho a capricho.
Potrada é de lei,
da lida que eu sei,
aperto o serviço...
Meio gente, meio bicho...
Ninguém me maneia
..."loco das idéia",
sou duro de queixo.
Um trago de canha,
os amigos de fé,
o pinho afinado...
tocando milongas
e algum chamamé.
Com a alma gaúcha
e um sonho dos "bueno"
eu guardo a querência...
...a vida anda braba,
e só mete a cara
quem tem a vivência.
Ah! Livramento me espera...

num finzito de tarde,
um olhar de saudade
a mirar da janela...
Lá...onde o xucro se amansa!
Na ânsia do abraço
eu apresso o passo
pra matear com ela.
Diário De Um Fronteiriço
(Ricardo Martins)
Mais uma bela composição da safra sulina. Devo destacar toda a poesia local muito bem representada nesta letra com um léxico próprio das coxilhas rio-grandenses. Palavras do tipo "costado", "pilcho", "potrada", "chamamé", que é muito peculiar dos que escrevem amando muito mais o pago - terra natal - que qualquer outra coisa.
Também muito empregadas pelos pós-modernistas como, Graciliano Ramos, José Murilo de Carvalho. Mas principalmente estre os romancista, nestes, encontramos nomes como Guimarães Rosa e um dos meus preferidos, Érico Veríssimo. Estes últimos, narraram muito bem a vida cotidiana dos "interiores" do Brasil, com seus léxicos, peculiaridades, fauna, flora e clima. "Grande Sertão: Veredas" é o maior legado de Guimarães Rosa. E do saudoso - e colorado, mas ninguém é perfeito - Érico Veríssimo temos a afamada trilogia, "O Tempo e o Vento". Este um pouco mais longo, com um pouco de tempo e de força de vontade tu consegue ler em 2 ou 3 meses - eu li em 6...me faltava tempo - pois trata-se de três partes divididas em 7 tomos. Um pouco extensa, mas vale muito a pena.
Deixo aqui também a dica para aqueles que gostam de música regional. Ou para quem tem curiosidade de conhecer um pouco do Sul e suas vertentes culturais através de boas composições, sejá lá de que pago for. Embora eu sempre diga: "todo brasileiro tem um pouco de farrapo".

12 comentários:

Isa Mangelli º disse...

Eita alma gaúcha!
bjos;*

Danilo Corrêa disse...

gostei do blog da uma passada no meu
abraços

Palhacada Hein disse...

opa, primeira vez aqui nesse blog.
ta bem legal, gostei do layout

boa sorte e feliz 2009.
assim que puder de uma passada no meu. xD

abraço

Bruno disse...

Cara .. curti mto o blog .. pq curto mto a cultura gaucha

XD


visite-> www.xisde-xd.com

Danilo Corrêa disse...

Corinthians

simple_chi! disse...

Eh isso aih rio grande do sul!!! mas vou falar que sou beem mais inter hein!! hahaha ;*

Animesubers disse...

E dalhe tricolor!!

Achei teu blog tri legal cara parabéns.

Acho que não gosta do conteudo do meu blog mas da uma passada lá só pra comentar.

http://animesubers.blogspot.com

Abraços

Anônimo disse...

Muito legal tudo isso.
Rio Grande do Sul é a europa brasileira desde o clima,paisagens,as cidades ,enfim...
Tive a oportunidade de conhecer algumas cidades as pessoas muito educadas, os costumes e expressoes regionais...tri legallll rsrsrs

OBS: postamos juntos na comunidade.

Anônimo disse...

Cara, tenho que confessar que não entendi quase nada XD

muita palavra desconhecida XD
mas isso é normal, seria a mesma coisa se eu te mostrasse uma letra composta por algum nordestino =P

enfimm,, blog bem legal ^D

Mikaella disse...

Eu amo chimarrão!
E eu adoro o Rio Grande do Sul.
Já morei em Santa Maria...
Teu blog ta super legal, parabéns!

Ah, adorei as fotos daquele quarto. Quero um igual! HAHA.
Beijos.

Unknown disse...

Gostei do blog... muito bom msm...

curioso pra provar um chimarrão ^^

Bala Salgada disse...

Rio Grande do sul é um lindo lugar que gostaria de conhecer.
Muito.

Bala Salgada
www.bsalgada.blogspot.com