OS BONS TRICOLORES

segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O VELHO CHIMARRÃO BUENACHO

A bebida oficial do gaúcho pode fazer bem para o coração. A erva-mate possui substâncias que evitam doenças cardivasculares. Pesquisadores do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre iniciaram uma pesquisa com 150 voluntários, para comprovar se as pessoas que tomam chimarrão têm menos risco de ter infarto.O Instituto de Cardiologia decidiu estudar os efeitos da bebida depois que pesquisa norte-americana mostrou que o chimarrão tem 3 vezes mais polifenóis do que o chá verde, este já comprovado cientificamente que faz bem ao coração. Os polifenóis são substâncias que evitam o envelhecimento das células e as doenças cardíacas.Em entrevista à repórter Luci Jorge, do "Jornal da Band", a nutricionista e pesquisadora Bruna Pontin indaga: "Será que o chimarrão, um hábito cultural, pode ser uma bebida tão boa para a prevenção de doenças, assim como o chá verde é para a população oriental?"Além de gostar de chimarrão, os voluntários da pesquisa apresentam uma alta taxa de colesterol no sangue e estão acima do peso. O estudo vai mostrar se o chimarrão consumido durante 2 meses reduz esses fatores, que contribuem para o infarto.A cardiologista Vera Portal diz que "em torno de 30% das mortes no Brasil e no mundo são em decorrência de infarto." Porém, é bom lembrar que a água muito quente do chimarrão é responsável por boa parte dos casos de câncer de esôfago registrados no Rio Grande do Sul.
Também é extenso o rol de propriedades terapêuticas da erva-mate, de modo especial em razão da presença de alcalóides, como a cafeína, na sua composição.
Destaca-se principalmente que o mate é estimulante da
atividade física e mental, atuando beneficamente sobre os nervos e músculos eliminando a fadiga. Observa-se também que estimulante do mate é mais prolongada que a do café, sem deixar efeitos colaterais ou residuais como a insônia e irritabilidade. Por outro lado, o chimarrão atua sobre a circulação, acelerando o ritmo cardíaco e harmoniza o funcionamento bulbo-medular. Age também sobre o tubo digestivo, facilita a digestão e favorece a evacuação e mictação. É considerada ainda um ótimo remédio para pele e reguladora das funções do coração e da respiração, além de exercer importante papel na regeneração celular.
O chimarrão, segundo institutos de pesquisas internacionais, é um tônico estimulante do coração e do sistema nervoso: elimina os estados depressivos, conferindo ao músculo maior capacidade de resistência a fadiga, sem causar efeitos colaterais. Após estudos realizados sobre os efeitos fisiológicos exercidos pela erva-mate concluíram: O emprego da infusão aumenta as forças musculares, desenvolve as faculdades mentais, tonifica o sistema nervoso, regulariza e regenera as funções do coração e respiração, facilita a digestão e determina uma sensação de bem estar e vigor no organismo, sem acarretar depressões ou qualquer efeito colateral no organismo, como a insônia, palpitações ou agitações nervosas provocadas por outras bebidas similares, permite como bom alimento (natural) que sejam suportadas as fadigas e a fome.
A erva-mate contém altas proporções de vitamina E, efetiva na regulação das funções sexuais, além de ser um elemento indispensável para a pele.


Mas se acaso tu não for um apreciador do "amargo" e quisér aventurar-se a sorver um, vai ai algumas dicas:

1- NÃO PEÇAS AÇÚCAR NO MATE
O gaúcho aprende desde piazito o porquê o chimarrão se chama também mate amargo ou, mais intimamente, amargo apenas. Mas se tu és de outros pagos, mesmo sabendo, poderá achar que é amargo demais e cometer o maior sacrilégio que alguém pode imaginar nesse pedaço do Brasil: pedir açúcar. Pode-se por água, ervas exóticas, cana, frutas, cocaína, feldspato, dollar, etc… mas jamais açúcar. O gaúcho pode ter todos os defeitos do mundo, mas não merece ouvir um pedido desses. Portanto, tchê, se o chimarrão te parece amargo demais, não hesites, pede uma coca-cola com canudinho. Tu vais te sentir bem melhor.

2- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO É ANTI-HIGIÊNICO
Tu podes achar que é anti-higiênico por a boca onde todo mundo põe. Claro que é. Só que tu não tens o direito de proferir tamanha blasfêmia em se tratando de chimarrão. Repito: pede uma coca-cola de canudinho. O canudo é puro como a água de sanga (pode haver coliformes fecais e estafilococos dentro da garrafa, não nele).

3- NÃO DIGAS QUE O MATE ESTÁ QUENTE DEMAIS
Se todos estão chimarreando sem reclamar da temperatura da água, é porque ela é perfeitamente suportável por pessoas normais. Se tu não és uma pessoa normal, assume tuas frescuras (caso desejes te curar, recomendamos uma visita ao analista de Bagé). Se, porém, te julgas perfeitamente igual aos demais, faze o seguinte: vai para o Paraguai. Tu vai adorar o chimarrão de lá.


4- NÃO DEIXES UM MATE PELA METADE
Apesar da grande semelhança que existe entre o chimarrão e o cachimbo da paz, há diferenças fundamentais. Como o cachimbo da paz, cada um dá uma tragada e passa-o adiante, já o chimarrão não. Tu deves tomar toda a água servida até ouvir o ronco da cuia vazia. A propósito, leia logo o mandamento abaixo.
5- NÃO TE ENVERGONHES DO “RONCO” NO FIM DO MATE
Se, ao acabar o mate, sem querer fizer a bomba “roncar”, não te envergonhes. Está tudo bem, ninguém vai te julgar mal-educado. Esse negócio de chupar sem fazer barulho vale para a coca-cola com canudinho que tu podes até tomar com o dedinho levantado (fazendo pose de assumida).

6- NÃO MEXAS NA BOMBA
A bomba de chimarrão pode muito bem entupir, seja por culpa dela mesma, da erva ou de quem preparou o mate. Se isso acontecer, tens todo o direito de reclamar. Mas por favor, não mexas na bomba. Fale com quem te passou o mate ou com quem lhe passou a cuia. Mas não mexas na bomba, não mexas na bomba e, sobretudo, não mexas na bomba.

7- NÃO ALTERE A ORDEM EM QUE O MATE É SERVIDO
Roda de chimarrão funciona como cavalo de leiteiro. A cuia passa de mão em mão, sempre na mesma ordem. Para entrar na roda, qualquer hora serve, mas depois de entrar, espera sempre a tua vez e não queiras favorecer ninguém, mesmo que seja a mais prendada prenda do estado.

8- NÃO CONDENES O DONO DA CASA POR TOMAR O PRIMEIRO MATE
Se tu julgas o dono da casa um grosso por preparar o chimarrão e tomar ele próprio o primeiro mate, saibas que o grosso és tu. O pior mate é o primeiro, e quem toma está te prestando um favor.

9- NÃO DURMAS COM A CUIA NA MÃO
Tomar mate solito é um excelente meio de meditar sobre as coisas da vida. Tu mateias sem pressa, matutando… E às vezes te surpreendes até imaginando que a cuia não é cuia, mas o quente seio moreno daquela chinoca faceira que apareceu no baile do Gaudêncio… Agora, tomar chimarrão numa roda é muito diferente. Aí o fundamental não é meditar, mas sim integrar-se à roda. Numa roda de chimarrão, tu falas, discutes, ris, xingas, enfim, tu participas de uma comunidade em confraternização. Só que essa tua participação não pode ser levada ao extremo de te fazer esquecer a cuia que está na tua mão. Fala quanto quizeres mas não esqueças de tomar o teu mate que a moçada tá esperando.

10- NÃO DIGAS QUE O CHIMARRÃO DÁ CÂNCER NA GARGANTA
Pode até dar. Mas não vai ser tu, que pela primeira vez pega na cuia, que irás dizer, com ar de entendido, que o chimarrão é cancerígeno. Se aceitaste o mate que te ofereceram, toma e esqueces o câncer. Se não der para esquecer, faz o seguinte: pede uma coca-cola com canudinho que ela etc… etc…


















12 comentários:

Moscote disse...

Agora sim, posso tomar chimarrão sem medo!

valeu!

Unknown disse...

sou bairrista para caralho. uma pena que tu é gremista- as vezes papai do ceu é tao cruel...tche, teu trabalho é bacana mas a primeira coisa que tu tem que fazer é tirar aquele aviso de blog com contudo improprio - nao tendo foto de gente fudendo nao da nada. somente aquele aviso corre muita gente e se tiver o aviso a pimeira coisa que deve aparecer é um video de foda. essas historia de difundir o "amargo" é legal, tu pode interagir a ponto de remeter uma cuia/bomba de R$ 1,99 e um pacote de madrugada como brinde para o teu melhor leitor. por enquanto tu nao ta com muita confiança vai devagar, mas nao deixa de divulgar. faz um mes que entrei neste mundo - mas eu nao tenho opçao. tenho que ganhar a vida na marra. abraços

Anônimo disse...

hahahahahaha
sou carioca e mermão! adorei a postagem do chimarrão rsrsrs
até qndo gaúcho vem pro Rio, ele traz op chimarrão rsrsrsrs
a uns 2 dias, jogamos WAR de tabuleiro, império romano, e ao lado do gaúcho na mesa, estava o chimarrão rsrsrsrs
=)

deu vontade de ver qual é do chimarrão agora!

abs^^

Jota disse...

e eu co isso

Anônimo disse...

Nem era o blog que eu deveria comentar, mas ao ver que eras um gremista, não podia deixar de vir. rsrs
Estou longe da terrinha há 30 anos. Não via meu time jogar desde quando foi campeão brasileiro (estava de férias em POA). Fui assistir no Barradão :(
Mas valeu ter visto meu time e ter gritado muito por ele.
Quanto ao chimarrão, aqui não tomo tanto quanto estava no sul.
Abraço

A'ZaF disse...

Cara, espero que tenha conseguido mudar as configurações ae...

abraço


http://paranoiaelucidez.blogspot.com/


Participando do TOP 30, se vc curtir o blog e quiser colaborar é só VOTAR clicando na imagem top 30

Unknown disse...

tche, como vai meu "gremistinha"...professor eu nao aceitei no orkut por que uso somente para divulgar meus trabalhos ou fuçar em algo. nao vale a pena. a esposa da gente desconfia de qualquer coisa. fala comigo no www.andreleite1968@gmail.com
canal - tu acha que decola a "arena" e tu nao acha viadagem toda esta frescura para sediar dois ou tres jogos de uma copa do mundo? esses dias quase levei um pau de uns jornalistas por falar isso? tamo na area e se precisar de ajuda so me da um toque. abraçao e rumo a serie D em 2011. da-le gremio...

Anônimo disse...

Uma vez tive que experimentar o Chimarrão, não gostei, mas tive que fingir que gostei.

Foi desesperador.



http://quartodealuguel.blogspot.com/

Anônimo disse...

Quantos benefícios para a saúde o chimarrão pode trazer, achei muito interessante a postagem!!!
Tomei apenas uma vez e sinceramente não gostei,outra tambem hábitos são hábitos!!!

Bruno disse...

Chimarrão = TOP

num existe melhor

XD

visite-> www.xisde-xd.com

Anônimo disse...

Virei uma admiradora do Chimarrão, e olha que realmente trás muitos benefícios.
É importante divulgar os prós e os contras, pois o pessoal apenas critica sem conhecer.

Fábio Flora disse...

Em 2005, passei uma semana na Serra Gaúcha e experimentei o famoso chimarrão. Cá entre nós, prefiro os queijos e os chocolates que vocês fabricam. Uma delícia!